O neoliberalismo nos levou a sofrer de outra forma
- jardimescuta
- 27 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
Retirando de nosso sofrimento psíquico a consciência potencial da violência social.

Recortes do artigo: "O sujeito e a ordem do mercado: gênese teórica do neoliberalismo", do livro Neoliberalismo como Gestão do Sofrimento Psíquico.
O neoliberalismo nos levou a sofrer de outra forma, procurando retirar de nosso sofrimento psíquico a consciência potencial da violência social.
Na lógica neoliberal cada sujeito é convertido em “capital”, os sujeitos passam a se compreender como empresas submetidas à insegurança típica da dinâmica dos mercados.
Especialista dele mesmo, empregado dele mesmo, inventor dele mesmo, empresário dele mesmo: a racionalidade neoliberal pressiona o eu a agir sobre ele mesmo no sentido de seu próprio reforço para seguir na competição.
Quando o indivíduo é colocado como centro da dinâmica, na verdade pesa sobre ele com máximo vigor uma lei externa, a lei da valorização do capital.
Ao internalizá-la, é o próprio indivíduo que passa a exigir de si mesmo ser um empreendedor bem-sucedido, buscando otimizar o potencial de todos os seus atributos capazes de ser “valorizado”.
Essa subjetividade ilusoriamente inflada provoca inevitavelmente, no momento de seu absoluto esvaziamento, frustração, angústia associada ao fracasso e autoculpabilização; a patologia típica nesse contexto é a depressão.
É necessário ao ouvir sobre o sofrimento psíquico, compreender que o sujeito está inserido em contexto social, político e cultural. Ouvir, para além daquilo que se queixa, qual a dinâmica que é imposta, compreendendo que o sujeito é efeito de um discurso, e o discurso é o efeito da lógica dominante. Que o sujeito precisa se haver com suas próprias escolhas, é fato, mas não podemos ignorar, ao ouvir e tratar, o efeito do meio no qual ele está inserido.
Comments