top of page
Buscar

Sobre a sublimação

  • jardimescuta
  • 1 de ago. de 2022
  • 2 min de leitura

Para Freud, a sublimação, assim como a loucura, não é para todos. Mas, e a Psicanálise, é para todos?


O que nos aponta para a regra fundamental da Psicanálise - que o analisante fale, dê lugar à palavra! – parece simples e fácil, mas não é. Afinal, é nessa cadência que o sujeito da fala pode ceder lugar a um corpo falante. Envolve trabalho, elaboração e (des)construção. Uma análise, radicalmente, exige implicação com aquilo que se diz.


Para Freud, a sublimação, assim como a loucura, não é para todos.


Mas, e a Psicanálise, é para todos?

Freud, desde o início da sua obra, sobretudo no caso do Homem dos lobos, texto de 1918, menciona a ideia de construção. Posteriormente, Lacan irá tratar dessa palavra como conceito, articulando-a em determinado momento com a fantasia e posteriormente ao percurso de uma análise. Logicamente, seria necessário explorar muito mais o que ambos nos oferecem a partir do significante “construção”.


Nos parece que “construção” fica subentendido em “linguagem”. Lacan, em “Função e Campo...”, texto de 1953, exalta a importância da linguagem, sustentando que o inconsciente se estrutura como tal- elaborações decantadas dos trabalhos de Jakobson e Saussure. Neste mesmo cenário, situa a experiência analítica como a possibilidade de se tomar a palavra, elevando o estatuto de palavra vazia à palavra plena, justamente porque a palavra plena buscaria realizar a verdade do sujeito, que para isso se destituiria da posição de mestre para ser revelado um saber sobre o fato de que nenhuma verdade se sustenta como inteira.


(Des)constrói-se pela via da linguagem. Mas não só isso, revela-se pela linguagem um sujeito desejante, sujeito que só pode ser representado a partir de um hiato, uma perda, sujeito situado entre linguagem e pulsão. No entanto, o sujeito não é apenas um produto de sua história falada por ele ou por outros, é também um ser social- argumento elaborado por Lacan a partir da psicologia das massas e desembocado em sua teoria dos discursos. Dá-se a relação entre corpo, linguagem e discurso.


 
 
 

Commentaires


Logo-horizontal.png

Siga a gente:

  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
bottom of page